CINEMA

O Sobrado de São José

O jornalista Carlos Pasquim ganha a missão de desvendar um mistério que rondava num antigo sobrado no bairro de São José. Algo de interessante o desperta nessa empreitada. Cheio de suspense e dotado de uma boa comédia, o “Sobrado de São José” traz as lendas urbanas de Gilberto Freyre, como: a perna cabeluda, o barão enrolado no lençol manchado de sangue, o velho do saco, etc. e as lendas escritas por outros autores e pelo dito popular numa só estória. Esses personagens são os verdadeiros protagonistas dessa ficção.

Menina Sem Nome

O documentário mostra um crime que chocou os recifenses nos anos 70. Uma menina que apareceu morta, o crime até hoje não foi desvendado e a garota tornou-se um mito; por muitos considerada uma santa. 

Prenúncio

O filme conta a história de um pescador perseguido por suas paixões, destas e de outras vidas. Onofre se envolve numa trama psicológica e acaba descumprindo uma promessa do passado. 

Reverso

Num curtíssimo espaço de tempo, o filme mostra duas situações: dois homens, dois cenários, um mesmo problema. Filme vencedor do prêmio "Agora Curta" da Rede Globo Nordeste.

Um passo à frente

Três jornalistas documentaristas se infiltram na periferia de Olinda-PE, e registram o som dos tambores e o perfeito movimento dos corpos por meio de crianças artistas. O grupo de percussão "Ação Peixinhos" e o de dança afro "Magê Molê" - ambos apoiados por integrantes da banda Nação Zumbi e por pessoas que acreditam no sonho outrora planejado por Chico Science -, fazem do colorido bairro de Peixinhos, um "Nascedouro de Cultura" 

Respira Tom

Antônio e João, jovens homossexuais moradores de uma república situada na histórica e fantasiosa cidade de Olinda, vivem problemas circunstanciais. Abatidos por uma informação indesejada, eles buscam apoio mútuo e costuram seus enredos em meio ao carnaval das ladeiras olindenses. Cheio de emoção e suspense, “Respira Tom” é um fragmento da realidade e ao mesmo tempo uma busca pela poeticidade. Os personagens vão vivenciar o que o poeta Manuel Bandeira havia dito em “Pasárgada”, vão chorar durante os versos de Cartola em “O Mundo é um Moinho” e criar coragem depois de um carnaval; respirar fundo, contar o que está se passando e respirar novamente, mas, desta vez, aliviado. 

Ponto de Remendo

Duas senhoras, uma relação de amizade e ao mesmo tempo um distanciamento incitado pelo tempo e pelas conseqüências sociais. Um diálogo cheio de provocações e verdades torna a obra um fragmento desse nosso dia a dia por hora tão desapercebido por uma sociedade repleta por falta de atitudes para resolver seus próprios conflitos. 

Os Confundidos

O filme retrata a relação entre três personagens (um homem e duas mulheres), que, como sugere o título, confundem-se entre si. O trio representa um relacionamento de oito anos beirando o desgaste emocional. Ciclicamente o enredo percorre o espiral osmaniano e resulta na confusão imagética entre ator e espectador. Não sabemos se essa obra é um filme, uma peça de teatro ou uma poesia. Também estamos confundidos.

Recife Assombrado

"Recife é a capital mais mal-assombrada do país", já dizia o mestre Gilberto Freyre. Os causos e as histórias de “trancoso”, repetidas através de gerações nas conversas cotidianas de pais e filhos, avós e netos, remetem a um Pernambuco imaginário, feito de lugares espantosos, povoado de criaturas fantásticas. É aí que reside a nossa forma tão singular de viver as experiências religiosas e sobrenaturais. Mas os limites desse lugar impalpável, onde trancamos a sete chaves grande parte do nosso patrimônio imaterial, podem ser fechados para sempre se não forem traçados novos mapas que apontem a sua localização. 

© 2017 POR PORTELA PRODUÇÕES

www.portelaproducoes.com.br   Rua Oiticica Lins, 134 - Recife, PE 

  • YouTube - Black Circle
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black